sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Ouca o Seu Coracao


O que é o coracao?

O ESPÍRITO DO HOMEM é a lampada do Senhor, a qual esquadrinha todo o mais intimo do corpo. (Provérbios 20.27).

Nao é só porque voce é cristao que necessariamente terá sucesso em cumprir o plano de Deus para a sua vida. Sem dúvida, se aceitou Jesus Cristo como o Senhor e Salvador da sua vida, voce íra para o Céu no fim. Mas é bem possível voce viver toda a sua vida aqui na Terra e deixar de cumprir o seu destino; assim, nao receberá as ricas bencaos que o seu Pai Celeste lhe reservou.

A única maneira de correr com sucesso a carreira que Deus colocou a sua frente (Hb 12.1) "Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tao grande nuvem de testemunhas, desembaracando-se de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseveranca, a carreira que nos está proposta,.." e viver na Sua provisao abundante é aprender a receber orientacao do Espírito Santo enquanto voce escuta oseu coracao - seu espírito humano criado de novo. Aprender a ser orientado pelo Espírito Santo de conformidade com a palavra de Deus é a licao mais importante que voce poderá aprender na vida. Este estudo esta sendo tirado do livro de um grande homem, Pr.Kenneth Hagin Jr. lider da Igreja Bíblica Rhema, e vem oferecer entendimento prático sobre como escutar o seu coracao.


Quando digo: "escute o seu coracao", qual é o significado disso?

Voce tem que escutar seu coracao físico, o músculo que bombeia sangue pelo seu corpo? É claro que nao. Entao, qual o tipo de "coracao" voce deve escutar? Voce nao pode aprender a escutar o seu coracao se nao tem a certeza de que é o coracao segundo a Bíblia.


Mesmo no mundo, quando as pessoas empregam o termo "coracao", usualmente nao se referem ao coracao literal e físico. Dizem, por exemplo: "Estou sendo sincero, de todo o coracao." Ou pode-se dizer que alguém tem "coracao grande." Todos compreendem que essas frases nao se referem ao orgao físico dentro do corpo, que bombeia sangue. Mesmo entre os mundanos, maioria das pessoas sabe que o ser humano consiste em muito mais do que corpo fisico.

Sem dúvida, o ser humano possui mesmo um orgao físico que é chamado coracao. Mas a Bíblia nos ensina que também temos um coracao espiritual. Há, na realidade, 830 referencias na Bíblia ao coracao do homem, e bem poucas delas se referem ao órgao físico que bombeia sangue por todas as partes do corpo. A maioria das referencias bíblicas ao coracao referem-se ao centro invisível da pessoa, o homem interior (2 Co 4.16) "Por isso, nao desanimamos; pelo contrário, mesmo que nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia." (1 Pe 3.4) "seja, porém, o homem interior do coracao, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus,"

Muitas vezes no Antigo Testamento a palavra "coracao" se refere a esse centro intangível da pessoa humana. Por exemplo, em 1 Cronicas, Davi fala unir seu coracao com outras pessoas.

(1 Cronicas 12.16-17) "(16) Também vieram alguns dos filhos de benjamim e de Judá a Davi, á fortaleza. (17) Davi lhes saiu ao encontro, e lhes falou, dizendo: Se vós vindes a mim pacificamente e para me ajudar, O MEU CORACAO SE UNIRÁ CONVOSCO; porém, se é para me entregardes aos meus adversários, nao havendo maldade em mim, o Deus de nossos pais o veja e o repreenda."

Davi certemente nao falava aqui de unir seu coracao físico com os israelitas! Da mesma forma, quando a Bíblia diz em 1 Cronicas 12.38 que o povo de Israel tinha o mesmo coracao [Arc] para fazer a Davi rei, tratava-se do propósito unanime de coroar Davi. Nada tinha que ver com os coracoes físicos das pessoas.

Seria ridículo interpretar literalmente essas referencias ao coracao! Se, porém, voce seguir até a conclusao lógica os ensinos de algumas pessoas a respeito do coracao, terá que interpretar assim esses versículos. Algumas pessoas nao reconhecem a existencia do coracao espiritual do homem, e procuram explicar a natureza da existencia humana em termos exclusivamente físicos. Mas a natureza ou essencia do homem é uma alma; e ele habita num corpo (ver Gn 1.26-27; Jo 4.24; 1 Ts 5.23; Hb 4.12).

No novo Testamento, a Bíblia explica, ainda, o que é o coracao. Examinemos alguns versículos que nos ajudam a responder a pergunta: O que é o coracao do homem?

Marcos 11.23

"(23)Por que em verdade vos afirmo que se alguém disser a este monte: Ergue-te e lanca-te no mar, e nao duvidar no seu CORACAO, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele."

Romanos 10.8-10

"(8)Porém, que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu CORACAO; isto é, a palavra da fé que pregamos. (9) Se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu CORACAO creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.

(10)Porque com o CORACAO se cre para justica, e com a boca se confessa a respeito da salvacao."

É lógico que esses versículos nao falam do órgao físico, chamado "coracao", que voce tem no peito. Esses versículos significam que é com o coracao espiritual que o homem duvida cre. O coracao físico, que é mero músculo, nao tem nenhuma capacidade de duvidar, de crer, ou de se expressar de qualquer outra forma. Nao tem a capacidade de fazer outra coisa senao contrair-se e expandir-se a fim de bombear sangue por todo o corpo. Pelo contrário, quando a Bíblia fala em crer com o coracao, refere-se a algo totalmente diferente do orgao físico, refere-se ao coracao espíritual do homem, a sua natureza interior.

O coracao espiritual do homem também é chamado "o homem interior do coracao."

1 Pedro 3.4

"(4) Seja, porém, O HOMEM INTERIOR DO CORACAO, unido ao incorruptível de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus."

O que esse versículo quer dizer com "o homem interior do coracao." Refere-se a mesma coisa de que Paulo fala em 2 Coríntios 4.16: "...mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo o nosso HOMEM INTERIOR se renova de dia em dia."

Percebemos nesses textos bíblicos que o coracao do homem é muito mais do que um órgao físico. O coracao físico é meramente uma parte do homem exterior - o homem físico - que um dia perecerá. Mas o homem interior do coracao é o homem verdadeiro - o homem espiritual que viverá para sempre.

Por isso, a fim de aprender a escutar o seu coracao ou o seu espírito, voce precisa tomar consciencia de que é um ser espiritual. Se voce viver tomando consciencia só do seu corpo físico e dos seus sentimentos, nunca aprenderá a ser guiado pelo Espírito Santo através do seu próprio espírito (Rm 8.14).

A Bíblia diz que Deus Se comunica com Seus filhos através do coracao ou espírito, o homem real.

Romanos 8.16

"(16)O próprio Espírito testifica COM O NOSSO ESPÍRITO que somo filhos de Deus."

O Espírito Santo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Deus, portanto, comunica-Se com o nosso espírito porque Deus é Espírito (Jo 4.24), e Ele nos criou a Sua imagem como seres espirituais (Gn 1.26; 2 Co 5.17). Porque o nosso espírito nasceu de novo segundo a Nova Alianca, nao podemos nos comunicar com Deus através da alma ou do corpo, mas somente com o nosso espírito criado de novo.

Quando nascemos de novo e o nosso espírito é vivificado para Deus, Ele Se comunica conosco através do homem espiritual por dentro do nosso coracao. Provérbios 20.27 diz: "O ESPÍRITO do homem é a lampada do SENHOR, a qual esquadrinha todo o mais íntimo do corpo."

Note que é o espírito do homem, e nao o corpo ou na alma, que é a lampada do Senhor.

Nos dias de hoje, conhecemos a lampada elétrica, e podemos dizer que o espírito do homem é assim. Quando acendemos essa lampada, ela dá iluminacao, e as trevas se dissipam. Da mesma maneira, quando se torna nova criatura em Cristo (2 Co 5.17), e passa a ter vida em Deus, a luz do Senhor, o Espírito Santo, vem habitar dentro de voce para iluminá-lo (Jo 14. 17-23). Quando o Espírito Santo habita no seu íntimo, voce pode comunicar-se com o Senhor através do seu espírito.

Voce pode, portanto, ser guiado pelo Espírito Santo em todas as situacoes da vida, a medida que aprender a escutar seu coracao ou espírito, que é a lampada do Senhor (Pv 20.27). E a orientacao do Espírito Santo que voce recebe no coracao traz luz e entendimento e dissipa as trevas. É assim que voce deve ser guiado por Deus e receber a Sua orientacao.

Se quiser seguir com sucesso o plano e propósito de Deus para a sua vida, precisa manter sempre consciencia de que é um ser espíritual. Em outras palavras, em todas as situacoes da vida voce deve aprender a corresponder com o seu coracao ou espírito, e nao com a sua cabeca ou com os seus cincos sentidos físicos. A nova criacao vem através do seu espírito, ao passo que se voce se deixar guiar pelas tendencias carnais da mento ou do corpo, as circunstancias naturais dominarao a sua vida, ao invés do poder sobrenatural da Palavra de Deus.

Quando, pois, buscar a orientacao divina, nao tente calcular com sua mente ou com seus sentidos físicos o plano de Deus para voce. Essa é a tendencia natural, e a mente pode comecar a pensar: Vejamos: Aconteceu isto mais aquilo. Logo, devo agir assim. Essa conclusao, tirada do seu raciocínio mental, talvez pareca certa no comeco, mas fracassará se nao estiver dentro do plano de Deus para a sua vida.

A Bíblia diz que voce deve andar pela em Deus, e nao pela vista (2 Cor 5.7). Se, portanto, quiser viver espiritualmente, nao deve sempre ser levado pelos seus sentidos físicos em todas circunstancias. Pelo contrário, voce precisa ser levado pela Palavra de Deus com o Espírito Santo.

É claro que as vezes os sentidos físicos lhe oferecem informacoes a serem seguidas. Quando, por exemplo, voce toca num fogao quente, seu sentido de tato lhe diz: Tire a mao daí imediatamente! E voce precisa obedecer! Estou falando, porém, das situacoes e problemas na vida que nao tem solucao no ambito natural ou físico. Seus sentidos físicos talvez lhe digam: Fuja do problema! E sua mente talvez lhe diga: Nao há solucao!

Mas naquele tipo de situacao, voce precisará da orientencao do Espírito Santo e firma-se solidamente na Palavra de Deus. Precisará tomar a decisao de crer na Palavra de Deus, independentemente daquilo que vir, sentir ou pensar.

Seguir com sucesso o plano de Deus para a sua vida depende daquilo que voce optar por escutar - seus sentidos físicos ou a palavra de Deus e a orientacao do Espírito Santo. Nas questoes espirituais, se prestar atencao somente aos seus sentidos físicos ou a sua mente, voce passa o perigo de perder a sua alegria e as vitórias que Deus quer que conquiste, vivendo segundo a Sua Palavra.

Se, por exemplo, voce focalizar a sua atencao naquilo que ouvir no noticiário, poderá ficar deprimido, pensando nos problemas deste mundo hoje. Voce se perguntará: Como poderemos sair dessa crise?

Mas nao importa o que a sua mente ou seus sentidos físicos lhe disserem! Nao importa o conteúdo no noticiário! Independentemente de como parecer a situacao, a Palavra de Deus continua sendo a verdade. E se voce se aquietar por dentro e comecar a escutar seu coracao ou espírito, o Espírito Santo lhe ministrará a Palavra de Deus.

Se voce é crente, o seu Deus é Rei dos reis e Senhor dos senhores. Ele consegue cuidar de voce! lembre-se que esta registrado no Antigo Testamento que Deus cuidou dos filhos de Israel, até mesmo no deserto. Durante quarenta anos, Deus protegeu o Seu povo e o guiou por meio de uma coluna de nuvens de dia, e uma coluna de fogo de noite (Ex 13.21). Alimentou-os com maná celestial e impediu que se gastassem suas roupas e sapatos (Dt 8.3-4).

Deus promete que cuidará de voce, também! Talvez resposta nao venha da maneira que voce calculou na sua mente. Mas se confiar somente em Deus e aprender a escutar as instrucoes que o Espírito Santo dá ao seu coracao, Deus lhe dará a vitória em todas as situacoes!

Amém irmaos!!



Um comentário:

  1. Glória a Deus por sermos filhos ungidos, e jamais negados por Ele pois através do Teu Espírito em nós ouvimos a vontade do Pai.

    ResponderExcluir